A ZAB é uma empresa que sempre se preocupa com o bem estar, segurança e saúde dos seus colaboradores. E é pensando nisso que cumpre rigorosamente as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho em relação à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). A CIPA tem uma importância imprescindível para atuar na prevenção de acidentes e doenças do trabalho e promover mais segurança e qualidade de vida aos colaboradores e agregados da empresa. As principais medidas adotadas pela Comissão, são treinamentos constantes para sensibilização de todos, a adoção de medidas preventivas e o monitoramento do uso do Equipamento de Proteção Individual – EPI.
Uma gestão bem feita pela CIPA e apoiada pela empresa, evita que acidentes e imprevistos aconteçam. Na ZAB, por exemplo, o último acidente ocorrido que gerou afastamento do colaborador, faz 2 anos e 10 meses.
Quando algo ocorre, como um acidente, o supervisor, CIPA ou líder é comunicado imediatamente. Em caso de lesão leve, são realizados os primeiros socorros na empresa (limpeza e assepsia do ferimento). Em caso lesão mais grave o colaborador é encaminhado para unidade de Pronto Atendimento mais próxima.
Em todos os casos, é realizada uma Análise de Acidente registrando os dados do acidentado e o resumo das causas do acidente. Com base nesta análise investigativa, a CIPA auxilia a empresa com sugestões de melhoria afim de evitar um novo acidente.
A ZAB investe e apoia ações que valorizam aqueles que fazem parte do seu quadro de colaboradores. A CIPA, muito mais do que uma obrigação, é uma forma de, constantemente, se preocupar com o bem estar e a qualidade de vida de todos os colaboradores.