Lavar roupa, mesmo sendo na máquina é uma tarefa que exige atenção. Nessa hora é importante ter cuidados para que a suas roupas não manchem ou acabe danificando o tecido. Sendo assim, o primeiro passo é a separação das roupas. Talvez esse seja o passo mais importante de todos.
Antes da lavagem:
- Separe as roupas por cor e por tecido. Por exemplo: Separe as roupas brancas das roupas coloridas e nas roupas coloridas, verifique aquelas que podem soltar tinta para que sejam lavadas individualmente.
- Separe também as roupas que soltam fiapos das roupas que são receptoras de fiapos. Tecidos de maiôs e biquínis, por exemplo, costumam “pegar” fiapos, enquanto que as meias e peças de moletom soltam fiapos.
- As roupas íntimas e roupas de tecido delicado devem ser lavadas separadamente, e se possível, à mão, para que o tecido seja protegido de danos.
- Caso você acumule roupas, você ainda pode, por exemplo, juntar todas as peças em jeans e lavar de uma vez só, depois, todas as toalhas, e todos os lençóis.
Se houver espaço disponível, as roupas sujas já podem ser guardadas em cestos etiquetados por tipo. Exemplo: roupas brancas, roupas coloridas, roupas íntimas e lençóis. Assim você ganha muito mais tempo na hora de lavar.