Gerenciar um ambiente empresarial requer atenção a diversos detalhes, e um dos aspectos frequentemente negligenciados é o uso excessivo de produtos de limpeza.
Muitas empresas acabam desperdiçando recursos, o que não só gera custos adicionais, mas também prejudica o meio ambiente. Porém, existem estratégias simples e eficazes para otimizar o uso de produtos de limpeza, reduzir desperdícios e ainda promover uma economia significativa para o seu negócio.
Essa é uma pauta presente na empresa que você atua? Se a resposta for “não”, é essencial seguir com essa leitura.
E se você trabalha numa empresa que se dedica a evitar o desperdício de produtos de limpeza, siga também com a leitura para aprender dicas extras.
1- Escolha produtos de qualidade
Ao escolher os produtos de limpeza para cuidar da sua empresa, dedique atenção àqueles que cumprem com o que prometem.
Esse não é o momento de se preocupar com quantidade, mas sim com a qualidade.
Imagine, por exemplo, ao lavar a louça ter que utilizar uma grande quantidade de detergente, pois a eficácia do produto é baixa? Isso iria gerar mais gasto de material, consequentemente, maior gasto de dinheiro.
Os produtos ZAB, além de eficazes na limpeza de espaços e superfícies, asseguram ótimos resultados com poucas quantidades.
Além disso, há uma grande variedade para que você consiga encontrar aquilo que precisa e realizar uma limpeza completa e efetiva.
2- Realize um controle de compras e usos
Liste todos os produtos de limpeza que são necessários, definindo também a importância de cada e a frequência de uso.
O controle de estoque é fundamental para evitar o desperdício de produtos de limpeza. Ao manter um inventário bem organizado e atualizado, você consegue prever a quantidade de produto que deverá ser comprada, evitando aquisições em excesso e o risco de vencimento de produtos.
3- Treine sua equipe de limpeza
Um dos primeiros passos para evitar desperdícios é garantir que sua equipe de limpeza esteja bem treinada. Ensinar como medir a quantidade exata de produto a ser utilizado pode fazer uma enorme diferença.
Isso pode garantir, até mesmo, um ambiente mais agradável, sem aromas exagerados que incomodem os colaboradores.
Muitas vezes, o equívoco vem da percepção de que mais produto significa mais eficiência, quando, na realidade, o excesso pode ser um ponto negativo.
4- Faça um bom e adequado armazenamento dos produtos
Armazenar os produtos de limpeza corretamente garante que eles não percam sua eficácia. Evite a exposição à luz solar e a temperaturas extremas, o que pode prejudicar a qualidade dos produtos.
Quando esse zelo não acontece, os produtos são perdidos com mais rapidez, o que eleva os gastos.
Além disso, verifique a data de validade.
Embora os produtos de limpeza não “estraguem” da mesma forma que alimentos, eles ainda têm um prazo de validade para garantir sua eficácia.
Verifique regularmente as datas de vencimento e organize os produtos de forma a usar os mais antigos primeiro. Isso ajuda a evitar que produtos venham a ser descartados por estarem vencidos.
5- Planeje a rotina de limpeza
A eficiência na limpeza do local de trabalho não se resume somente ao tipo e à quantidade de produtos utilizados, mas também à frequência e à forma como as tarefas de limpeza são distribuídas ao longo da semana.
Por isso, elabore um planejamento capaz de suprir todas as necessidades e manter a higiene sempre em alta.
Reduzir desperdícios de produtos de limpeza não significa apenas economizar, mas também adotar práticas mais sustentáveis que beneficiem o meio ambiente e a operação da sua empresa.
E para ter resultados assertivos e duradouros, lembre-se que todos os produtos da ZAB estão à disposição.
Vamos juntos nessa jornada pela economia e eficiência?